Tratamentos Urológicos

A Policlínica Climedin é referencia em Urologia Adulto e Infantil no tratamento de diversas doenças:

Cálculos Renais (Pedras nos Rins)

Cerca de 20% da população apresentará cólica renal em algum momento da vida. Por ser uma das piores dores da Medicina, precisa de um atendimento rápido e eficaz, e que ofereça um retorno rápido às atividades habituais.

Hoje a Urologia oferece tratamentos endoscópicos sem cortes e sem cicatrizes, com 99% de sucesso e alta hospitalar em até 24 horas. Seja através de cirurgia semi-rígida ou flexível, um profissional qualificado pode indicar o tratamento mais adequado para cada paciente através de consulta de urgência na clínica ou direto no PS do hospital. A litotripsia extracorpórea por ondas de choque ainda tem indicação para casos pediátricos e específicos, bem como a cirurgia percutânea para cálculos grandes (exemplo dos coraliformes).

Doenças da Próstata

A próstata pode ser acometida por hiperplasia benigna (HPB), câncer e prostatite. Todos os 3 problemas impactam muito na qualidade de vida e no caso do câncer, pode reduzir a expectativa de vida.

Nem sempre estes problemas causam sintomas, e por isto é importante realizar consultas de rotina, anuais, que incluem exames como PSA e inclusive o toque retal.

As principais cirurgias para próstata tiveram grande avanço tecnológico. A ressecção endoscópica de próstata para HPB é realizada agora com tecnologia bipolar que não impõe restrição de tempo de cirurgia e a tecnologia do laser. A prostatectomia radical para câncer de próstata pode ser realizada por técnica videolaparoscópica robótica assistida.

DST

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) como HPV, sífilis, HIV, hepatite B e C,  gonorréia, clamídia, herpes genital e cancro mole estão com incidência crescente entre todos os grupos etários, mas especialmente entre jovens e idosos, devido mudanças comportamentais, menor uso de preservativos, maior número de parceiros, e uso de medicações orais que permitem que indivíduos mantenham vida sexual após idade avançada. 

O tratamento de DST vai muito além de curar as lesões genitais, pois previne infertilidade, má formações fetais, danos neurológicos e até redução da expectativa de vida.

Doenças Uropediátricas

As doenças uropediátricas mais comuns são estenose de JUP, refluxo vesicoureteral, hipospádia, testículo não descido, varicocele, fimose e pênis embutido (desenvolvimento genital prejudicado pela obesidade).

O urologista infantil ou uropediátrico pode corrigir estas doenças com medicamentos ou cirurgias que podem preservar a função renal, a fertilidade, e garantir uma vida sexual normal, bem como prevenir transtornos de autoimagem e complexos.

A experiência de muitos anos e o conhecimento das mais modernas técnicas de cirurgia uropediátrica, colocam a clínica como referência nesta especialidade.

Incontinência Urinária

A incontinência urinária feminina é geralmente causada por antecedente de múltiplos partos, menopausa, obesidade e histerectomia prévia. Esta incontinência é conhecida como de esforço e pode ser tratada com fisioterapia e cirurgia minimamente invasiva conhecida como "sling" vaginal. Existe outro tipo de incontinência conhecida como hiperatividade detrusora que é tratada com medicamentos orais anticolinérgicos e também com aplicação na bexiga.

A incontinência masculina é quase sempre decorrente de sequela de cirurgia como a prostatectomia radical e ocorre em 2% dos casos, sendo tratada com fisioterapia nos casos leves e cirurgia de " sling" ou colocação de esfíncter artificial.

Impotência Sexual

A impotência sexual pode ser de causas psicogênicas relacionado a estresse ou orgânicas, neste último, decorrente de diabetes mellitus ou hipertensão arterial.

Houve muito avanço nesta área, com lançamento de medicamentos orais, sublinguais, cremes, implantes subcutâneos, e drogas injetáveis. A colocação de próteses penianas como última alternativa, dispõe de próteses semirrígidas e infláveis, com funcionalidade muito similar ao mecanismo natural de ereção.

Novos tratamento medicamentosos foram lançados para controle de ejaculação precoce e também para falta de libido, e dificuldade de orgasmo.

Precisa de um Urologista?

Fale Conosco

Menu